Correção de Nome

A SATA permite a correção de nome, em voos operados pela S4 e/ou SP, quando se tratar do mesmo passageiro, em reservas com ou sem bilhetes emitidos e, antes do início da viagem. No caso de envolver voos de outras companhias, devem contatar o Help Desk Agentes.

 

Reservas individuais:

Não será necessária autorização prévia na reserva, nas seguintes situações:

  • Se o voo/classe apresenta disponibilidade, devem fazer uma nova reserva, cancelar a antiga e reemitir conforme indicado, abaixo, em bilhetes individuais;
  • Se o voo/classe estiver cheio ou em lista de espera, é possível:
    1. a) Corrigir o nome próprio e título (ex: MRS, MR, MISS, MSTR) sem restrições;
    2. b) Corrigir até três carateres no apelido (independentemente da ordem) numa só transação.

 

Caso seja necessário fazer uma correção de nome que não cumpra com as regras acima mencionadas, deverá ser solicitado à companhia operadora, uma autorização na reserva, através de SSR (Special Service Request). O texto a incluir deverá ser, por exemplo: PLS AUTH CHNT PAX SILVA/RUIMR TO TAVARES/RUIMR. Deverá, também, enviar um email para o helpdesk.agents@sata.pt com a razão do pedido e com uma cópia do documento de identificação do passageiro, devidamente autorizado, e assinado pelo próprio, ou pelo tutor quando se tratar de um menor, de acordo com o estipulado pelo RGPD.
 

Exemplo:

“Consinto a transmissão dos meus dados pessoais à transportadora aérea para efeitos de correção de nome na reserva.”

 

Bilhetes individuais:

Após a correção de nome devem reemitir o bilhete cobrando a taxa em CP no valor de EUR25/USD50/CAD50/BMD50.

A taxa CP está isenta nas seguintes situações:

  • correção de uma letra, no nome próprio ou apelido;
  • correção de nome próprio do Bebé;
  • correção de título (exceto de ADT para CHD ou de CHD para INF).
     

É obrigatório a inserção em Endorsement Box, do novo bilhete, o seguinte texto : REISSUE DUE CHNT, mantendo a informação do bilhete original, quando aplicável (Ex: tarifa de residente).

Devem enviar-nos os números dos novos bilhetes, exceto nas seguintes situações:

  • correção do nome próprio e título (ex: MRS, MR, MISS, MSTR);
  • correção até três carateres no apelido (independentemente da ordem) numa só transação.

Só deverão considerar este processo concluído, depois de receber o nosso email, confirmando o registo dos novos bilhetes. Se não receberem uma resposta nossa até ao último dia do mês da reemissão, contactem-nos. Caso contrário, o bilhete poderá ficar sujeito a ADM.

 

Notas:

Ao efetuar uma correção de nome que não cumpra com as regras acima referidas, a reserva será cancelada. Este é um direito que assiste às companhias aéreas, tal como descrito no AIRIMP.

Certifique-se do nome do passageiro através do seu bilhete de identidade/Cartão de Cidadão ou passaporte a fim de evitar correções de nome.

De acordo com as Condições Gerais de Transporte da SATA (Artigo 3 – Ponto 3.1.4), os bilhetes são intransmissíveis, pelo que a substituição de passageiro não é permitida.